Áreas de Atuação

Home Áreas de Atuação

Áreas de Atuação

Terapia ABA

A Análise do Comportamento Aplicada é mais conhecida pela sigla ABA e consiste em uma prática baseada em evidências, o que significa que passou em testes científicos a respeito de sua utilidade, qualidade e eficácia. A ABA visa compreender como o comportamento funciona, como é afetado pelo entorno e como se produz o aprendizado. O objetivo das intervenções pautadas em ABA é aumentar os comportamentos que são úteis e diminuir aqueles que são desadaptativos ou que prejudicam a aprendizagem e desenvolvimento humano.

Fonoaudiologia

A Fonoaudiologia atua nos diversos aspectos que compõem a comunicação humana. Especificamente na área dos Transtornos do Neurodesenvolvimento, o Fonoaudiólogo intervém diretamente nos problemas de linguagem e distúrbios da fala, visando melhorar a comunicação geral, o que favorece a diminuição de comportamentos desadaptativos oriundos dos déficits de linguagem e o desenvolvimento de habilidades sociais e autonomia. Diferentes recursos são empregados para desenvolvimento da comunicação, seja ela verbal, por sinais ou aumentativa/alternativa.

Terapia Ocupacional

A Terapia Ocupacional atua na área das ocupações humanas e auxilia na reabilitação de pessoas que possuem limitações que impedem ou dificultam a realização das tarefas cotidianas. Possui como objetivo principal, desenvolver e aumentar a participação e o desempenho funcional dos indivíduos nas suas atividades diárias, considerando as questões ambientais e as suas as necessidades individuais, que podem estar defasadas devido a dificuldades sensoriais, motoras ou cognitivas, apresentando assim, limitações que influenciam diretamente a sua qualidade de vida.

Integração Sensorial

A Integração Sensorial é o processo cerebral de organização das informações sensoriais, mais conhecidas como sensações, que são recebidas do ambiente por meio de diferentes canais denominados como os sentidos humanos. A Terapia de Integração Sensorial proporciona a organização do indivíduo no tempo e espaço, possibilitando a realização das atividades cotidianas e permite que este interaja de forma efetiva com o seu entorno, favorecendo o processo de aprendizagem e aquisição de novas habilidades relacionadas a diferentes áreas do desenvolvimento humano de modo efetivo.

Psicopedagogia

A Psicopedagogia é a área que estuda a relação da aprendizagem e os processos neurológicos, visando entender as dificuldades e os aspctos envolvidos na assimilação do conhecimento. O Psicopedagogo busca corrigir os déficits e dificuldades envolvidos na retenção das informações, prevenir problemas de aprendizagem e desenvolver intervenções individualizadas, por meio de alternativas para reduzir as barreiras no processo de ensino aprendizagem, usando recursos como avaliações, planejamentos e adaptações curriculares. A intervenção Psicopedagógica consiste em auxiliar o indivíduo a avançar no caminho da independência, contribuindo para o processo de inclusão escolar e social.

Psicoterapia

A Psicoterapia Comportamental Infantil possui como objetivo identificar e modificar padrões comportamentais que acarretam problemas de ordem psicológica e agem diretamente no desenvolvimento do indivíduo como um todo. As sessões são realizadas de forma lúdica e o terapeuta exerce a função de facilitador, identifica conflitos e emprega recursos que auxiliam a criança a encontrar as melhoras alternativas para lidar com as questões emocionais. Paralelamente, são realizadas orientações aos familiares, auxiliando estes a intervir de forma assertiva diante das questões da criança, visando a prevenção e resolução de conflitos e o bem estar geral da família.

Neuropsicologia

A Neuropsicologia visa entender como o funcionamento cerebral influencia as funções cognitivas e comportamentais dos indivíduos, avaliando possíveis alterações oriundas de transtornos ou desordens neurológicas. A Avaliação Neuropsicológica objetiva analisar de forma detalhada e identificar potencialidades e fraquezas no funcionamento das funções cognitivas como linguagem, atenção, raciocínio, humor e memória, além do comportamento. É realizada por meio de entrevistas e aplicação de testes e protocolos padronizados, que possibilitam uma hipótese de diagnóstico diferencial nos transtornos e disfunções neurológicas e orientação para o desenvolvimento das intervenções elaboradas pelas demais especialidades.

Acompanhamento Terapêutico

O Acompanhamento Terapêutico é uma extensão dos atendimentos clínicos e ocorre no contexto natural do cliente, podendo ser feito em casa, na escola, no trabalho ou outro contexto social que se fizer necessário. A atuação ocorre diretamente sobre as contingências que mantêm os comportamentos a serem alterados operando, o que possibilita um tratamento de maior eficiência. Além disso, possibilita uma estimulação abrangente, ou seja, de muitas horas de intervenção, o que não é possível de ser feito em um consultório. O Acompanhante Terapêutico recebe orientações e treinamentos constantes do supervisor de caso acerca dos objetivos terapêuticos.

Modelo Educacional TEACCH

O termo TEACCH significa tratamento e educação para autistas e crianças com déficits relacionados à comunicação. É um programa de intervenção terapêutica clínica e educacional, que possui como objetivo desenvolver a autonomia, por meio da organização sistemática das tarefas e atividades de ensino. A partir da implementação de um programa estruturado e concreto, em um ambiente totalmente planejado, que possibilita a previsibilidade devido a programação das atividades, envolvendo tempo, material adaptado, painéis de rotina e ensino individualizado, o aprendizado da criança se torna mais eficaz e autônomo possível.

Blog

Fique por dentro de conteúdos exclusivos

Conteúdos de qualidade e informações sempre atualizadas sobre todo o universo da Promove.